Por que a Assistência Virtual é a melhor profissão para trabalhar online

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A assistência virtual é uma profissão que tem sido muito solicitada nos últimos anos por empreendedores.

Se você está se perguntando como é o trabalho, as vantagens ou quanto ganha uma assistente virtual, leia este artigo até o final.

Se você deseja trabalhar em casa, ter horários flexíveis e ter mais liberdade, com certeza essa é a melhor atividade online.

Existe muita demanda no mercado e, quanto mais você se qualificar, melhores são as chances de conseguir boas oportunidades.

Índice

Trabalho remoto

O que é assistência virtual?

Uma assistente virtual (também chamada de AV) pode cuidar de diferentes atividades.

Na verdade, trata-se de uma pessoa que acompanha e ajuda um ou mais profissionais de modo remoto.

As assistentes realizam uma série de tarefas que varia de acordo com o tipo de negócio para o qual trabalha.

Quais são as áreas de trabalho AV?

Entre as tarefas da carreira estão, por exemplo:

  • Gerenciamento de e mail.

  • Organização e Gerenciamento de dados.

  • Suporte e atendimento ao cliente.

  • Gerenciamento de mídias sociais.

  • Criação de materiais digitais como e books

  • Entre outras.

Com base nas suas aptidões, além das horas de trabalho acordadas, será possível cobrar valores maiores ou menores de forma profissional.

A assistencia virtual pode ser aplicada tanto a empresa quanto a trabalhadores independentes.

Dependendo do contrato, também pode realizar tarefas estratégicas.

Como trabalhar como AV?

A assistente virtual pode fazer prospecção ativa utilizando várias estratégias, e também buscar oportunidades em sites e plataformas.

A prospecção ativa costuma ser uma opção mais vantajosa, com possibilidade de ganhar valores mais altos.

A colaboração remota traz vários benefícios para ambas as partes.

Quem opta por contratar AV como prestadora de serviço fica livre de custos trabalhistas. E quem é assistente virtual tem a liberdade de trabalhar em casa com os próprios horários e fazendo o que gosta, segundo as próprias aptidões.

Por que trabalhar como AV: dicas importantes

Trabalhar de qualquer lugar

Não há custos fixos

A assistente virtual é uma profissional especializada que gerencia parte das tarefas de uma empresa de forma totalmente remota. 

Isso significa que não exige escritório físico para trabalhar e você não precisa ter despesas como aluguel de um espaço, além de outros encargos. 

Você trabalha como uma empreendedora independente e não são necessários altos investimentos. 

Habilidades fáceis de aprender

Se você acredita que precisa dominar áreas muito complexas para trabalhar como assistente virtual, está enganada. 

As tarefas dessa profissional são simples e são aprendidas de forma prática sem dificuldades.  Antes de tudo, você precisa de organização.

Qualquer pessoa hoje em dia consegue gerenciar e-mail, preencher planilhas, utilizar as mídias sociais, ferramentas digitais, entre outras tarefas.

É claro que, dependendo da tarefa, será necessário algum conhecimento inicial. Mas a grande vantagem é que você consegue aprender em poucas horas o que é necessário. 

Aplicação imediata

As tarefas que você precisa aprender para ser uma assistente virtual são de fácil assimilação. 

Como não exige conhecimentos complexos, você consegue aprender rápido e já aplicar imediatamente.

Se você fosse empreender no mundo físico, por exemplo, teria que pagar funcionários, adquirir produtos, gerenciar estoques. Além disso, o tempo de retorno sobre o investimento é mais demorado.

Por outro lado, trabalhar como assistente virtual tem a grande vantagem de que você executar seu trabalho e já começar a ganhar de imediato, sem burocracias. 

Home office

Flexibilidade

Vamos ver mais dicas?

O que poderia ser melhor do que não ter que se preocupar em acordar todos os dias no mesmo horário nem enfrentar trânsito?

Além do tempo de deslocamento que se perde de casa para o trabalho, é algo desgastante e que causa estresse a muitos brasileiros. 

Portanto, um segundo grande benefício de trabalhar nessa área é a flexibilidade. 

A assistente virtual não é funcionária de uma empresa e o trabalho não requer tempo integral. 

Claro que é possível trabalhar em tempo integral se você preferir. Mas é você quem define o número de horas pagas, sua organização e você poderá atuar no seu próprio ritmo. 

Não precisa ter graduação

Você não precisa de uma graduação específica. E não é necessário ter conhecimento prévio nem experiência.

Todo empreendedor sabe: para alguns trabalhadores formais, o tempo nunca é suficiente em seus trabalhos. 

Mesmo que você saia de casa de manhã cedo e volte muito tarde, sempre há algo para fazer, algo que você deixa para amanhã ou adia indefinidamente. 

Sendo assistente virtual, você não enfrentará esse problema profissional e terá muito mais qualidade de vida.

Não precisa de equipamentos avançados

Entre as dicas de serviços AV no mercado, essa é muito importante.

Na profissão de assistente virtual, a profissional no mercado está habituada a trabalhar de forma projetual, por objetivos.

As tarefas delegadas são realizadas sem que você tenha que se preocupar com equipamentos avançados ou ferramentas caras. A maioria das ferramentas são gratuitas, e é totalmente possível trabalhar utilizando seu celular e seu computador pessoal mesmo, qualquer equipamento serve, não precisa investir em equipamentos caros.

Dessa forma, o mais importante é a execução e progressão dos trabalhos de forma profissional para concluir as tarefas em home office.

As várias atividades serão, portanto, executadas de forma precisa e em conformidade com os acordos celebrados.

Mesa de trabalho

Muitas oportunidades de trabalhos

Desde a pandemia, as oportunidades de trabalhar online se expandiram muito. E a tendência é de crescimento constante do espírito empreendedor e da profissão de serviço AV. 

O trabalho remoto já é uma realidade no mercado e são milhões de pessoas que já se adaptaram a esse novo contexto no mundo do trabalho e dos serviços. 

Mas por que existem tantas oportunidades nessa área?

Muitos empreendedores não dispõem de muito tempo e recursos para executar certas atividades do negócio.

Por isso, é muito comum a delegação de tarefas do dia a dia para profissionais que atuam como AV, já que assim, eles poderão se dedicar a áreas mais estratégicas da empresa.

Isso economiza recursos e energia por parte do cliente. E, por sua vez, você encontrará muitas oportunidades no mercado.

Trabalhar sem risco no serviço prestado

Ao trabalhar como AV, você não corre o risco de ser um empreendedor que começa um negócio e pode ter prejuízo. Por isso, é uma ótima oportunidade.

Vamos dar um exemplo de outro trabalho online em que há riscos envolvidos.

Se você decidisse abrir um e-commerce, apesar de não ter que trabalhar em um espaço físico, teria que adquirir produtos, teria custos com suporte e precisaria investir muito em marketing, como em anúncios, por exemplo, para alcançar as pessoas.

Todos esses custos não têm nenhuma garantia de retorno no curto prazo.

Por sua vez, não existe nenhum risco neste mercado para começar a prestar serviços como AV.

Os únicos recursos em que você vai investir na área são o próprio tempo e um treinamento online, um curso de assistente virtual, se quiser adquirir novos conhecimentos e se destacar.

A aquisição de expertise não pode ser considerada necessariamente um custo, e sim um investimento.

Ao obter conhecimento, você terá mais chances de conseguir clientes e o retorno sobre o investimento é bastante rápido em comparação a outras profissões ou outros tipos de negócio.

Você define o orçamento do serviço

Em uma empresa tradicional, um funcionário recebe um valor fixo todos os meses e demora muitos anos até que consiga um aumento salarial.

Portanto, o benefício econômico talvez seja o aspecto mais interessante nos serviços de assistência virtual. Você pode trabalhar com vários projetos e clientes, o que é uma grande oportunidade.

E, consequentemente, poderá ter retornos bem maiores neste mercado do que se trabalhasse de modo fixo em um emprego tradicional. Seus ganhos financeiros só depende de você, e não de um chefe.

Como outros profissionais que atuam online, a assistente virtual pode cobrar pela hora de trabalho ou por um projeto fechado.

Escolher seus clientes

Você pode ser contratada para uma colaboração duradoura ou por períodos curtos.

Já em um emprego fixo você não pode decidir quem é o seu chefe nem pode trabalhar apenas pela internet, concorda?

mesa de trabalho

Conclusão

Fica claro então que o melhor e mais rápido caminho para trabalhar online sem dúvida é prestar serviço como assistente virtual para várias empresas, já que essa profissão apresenta vários benefícios se compara com outras formas de trabalho home office, entre elas:

  • Não precisa de conhecimento avançado
  • São informações simples de adquirir
  • Não precisa de investimentos altos
  • Não tem riscos
  • Só precisa ter acesso a internet, celular, e um computador

A necessidade das empresas em contratar trabalhadores de forma autônoma (fora do formato CLT) só aumenta no Brasil, e, entrando nessa área, você terá muitas oportunidades que irão transformar a sua vida!

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Respostas a perguntas frequentes

Para responder a essa pergunta, os valores variam bastante para diferentes serviços no mercado e de acordo com as empresas.

Porém, temos parâmetros válidos e informações que a ajudarão a entender quanto você pode ganhar trabalhando como assistente virtual.

Tudo vai depender de quais são as suas competências, habilidades, com que conteúdo trabalho, de quanto tempo tem disponível e qual é a necessidade do cliente.

Ou seja, quanto tempo se dedicará a esta atividade e qual é o número de clientes. Em geral, uma assistente virtual ganha cerca de R$ 4 a R$ 8 mil mensais, mas este valor pode ser maior à medida que você adquire mais experiência em seus serviços.

O caminho mais rápido é fazer um curso online sobre como se tornar assistente virtual e prestar serviços pela internet, mesmo se você for iniciante. Aliás, é uma prática muito recomendada, pois você sairá na frente de muitas pessoas se fizer um treinamento especializado.

Não é necessário ter qualificações ou certificações que comprovem seu profissionalismo. Porém, os cursos online costumam emitir certificado, o que trará um grande diferencial para a sua carreira.

Vale lembrar que avaliações e depoimentos de clientes e empresas são muito importantes. E, por esse motivo, seu objetivo deve ser, pelo menos em uma fase inicial, entregar o melhor trabalho e conseguir boas avaliações dos clientes.

Dito isto, se você deseja se tornar um assistente virtual, deve se fazer algumas perguntas:

  • O que posso fazer por outras pessoas? Quais são os meus serviços?

  • Quais são minhas habilidades na internet: organizar, comunicar, escrever, gerir redes sociais?

  • Quanto tempo tenho disponível?

  • Qual é o público alvo?

  • Qual é o conteúdo do trabalho?

  • Quais canais posso usar para promover este negócio sendo assistente virtual?

  • Tenho experiência e, portanto, posso solicitar depoimentos?

Você não precisa ficar enviando email com currículo.

O melhor método de encontrar clientes como assistente virtual é criar sua presença na internet e nas redes sociais, como LinkedIn, Facebook e Insta. A vantagem é que a demanda é grande.

Nesses redes, você pode postar conteúdo relacionados à área. Tudo o que você divulgar relacionado à carreira de assistente será benefício a você.

Nelas você pode encontrar seu público e, acima de tudo, pode cultivar relacionamentos com seus prospects.

Assistente virtual vagas: não é essencial estar em todos os lugares para prestar serviços. Pense nas redes sociais em que seu cliente ideal pode estar, em vez de buscar apenas por plataformas para trabalhar como assistente virtual.

Para prospectar clientes, você precisa falar sobre seu trabalho e bater um papo relativamente informal se estiver no Instagram, por exemplo. Na pandemia, essa mídia cresceu bastante em termos de conteúdos voltados à atuação no trabalho.

É difícil tentar vender algo para alguém que você acabou de conhecer, mas se você tiver um site e portfólio suas chances de contratação aumentam bastante em qualquer plataforma.

As redes sociais são lugares onde você pode construir relacionamentos com outras pessoas. Use-as para interagir, compartilhar seus conhecimentos, para pesquisa, e para entender as necessidades do cliente.

Desse modo, você entrará em contato com aquelas pessoas que podem se tornar seus clientes ou que poderão recomendar seus serviços a outras pessoas.

O LinkedIn é a rede social por excelência para B2B (Business To Business). E por isso é ideal para um assistente virtual encontrar empresas e empreendedores após uma rápida pesquisa nesse site.

Se você encontrar um cliente em potencial, escreva uma pequena mensagem introdutória e apresente seus serviços, busque entender a necessidade desse possível cliente.

Ao entrar em contato com as pessoas dessa maneira, pode ser uma boa ideia oferecer algo, como uma vídeo chamada ou um período de teste por tempo limitado em que você oferecerá seus serviços gratuitamente.

 

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Karla Moura

Karla Moura

EMPREENDEDORA
Descobri que a Internet está cheia de oportunidades para quem queria fugir do comum e ter uma vida mais plena, feliz e com liberdade financeira e geográfica. Hoje o meu objetivo de vida é fazer pessoas comuns alcançarem um trabalho online que as proporcionem liberdade e realização.

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