5 dicas para trabalhar como Assistente Virtual home office

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Você sonha em trabalhar de qualquer lugar? Então talvez você queira trabalhar como assistente virtual home office, para ser bem paga ao realizar serviços online em uma modalidade de trabalho acessível com computador e internet.

E, além disso, sem precisar ter uma formação específica em uma universidade. Na internet você consegue descobrir como se tornar uma assistente virtual de destaque e sucesso.

Talvez você esteja desempregada e queira desenvolver uma atividade que não seja vinculada apenas a uma empresa. Ou pode ser que você não esteja satisfeita com seu emprego atual e esteja agora procurando novos horizontes e novas oportunidades no mercado de trabalho.

Logo, saiba que isso é totalmente possível. Ou seja, você pode trabalhar com outras pessoas e empresas mesmo em home office ao optar pela profissão de assistente virtual.

Mas saiba que essa forma de atuação profissional não se limita a atendimento ao cliente. Para entender mais sobre essa área e o que você precisa fazer para ter sucesso nesta profissão, acompanhe as dicas!

Índice

O que é assistente virtual?

Esta é uma profissão na qual você pode atender a demanda de várias empresas, trabalhar de qualquer lugar, desde que tenha conexão com a internet.

Envolve o atendimento de clientes, gestão de mídias sociais, assistência administrativa e financeira, entre outros .

Como ganhar dinheiro sendo assistente virtual?

1) Busque o desenvolvimento pessoal

Mulher com blusa azul

Lidar com mudanças

O que nos permite fazer uma mudança de experiência em nossas vidas se desejamos ser uma assistente virtual?

Antes de tudo, é importante entender o que nos impede de mudar. Conhecer as dinâmicas que habitam nossa mente é útil para poder gerenciá-las melhor.

Muitas vezes, quando você deseja uma verdadeira mudança em sua vida, incluindo o trabalho, dúvidas e incertezas começam a surgir. Esses fatores são capazes de impedir qualquer ação que possa levar a algo melhor.

Lidar com o medo do fracasso

O medo do fracasso pode exercer uma grande força sobre nós. Ao mesmo tempo, porém, também temos a possibilidade de superar o medo, mesmo que inicialmente você se sinta bloqueada por algum impasse que pode até causar sofrimento.

A verdade é que toda mudança cria resistência. Mudar significa passar de uma situação conhecida para outra desconhecida.

A mudança de um outro emprego, ou mesmo da inatividade, para o trabalho de assistente virtual implica ruptura para um modo de agir. No começo, pode parecer difícil enquanto criamos pensamentos limitantes.

Mas é preciso vencer os bloqueios e medos, e estar em constante busca por evolução. Vencer o medo significa ter coragem de agir, mesmo com medo.

Então você deve se colocar em ação, um passo de cada vez, e colocar metas, definir datas para que você avance em direção aos seus objetivos e não fique estagnada.

Sair da zona de conforto

Nossa mente é habitual por natureza. Então, mudar a rotina demanda energia e esforço. Isso vale também para quem deseja trabalhar em home office.

Tendemos a ficar em nossa zona de conforto, buscando um equilíbrio, mesmo que não seja funcional para nossa prosperidade e bem-estar.

Pode parecer um paradoxo, mas algumas pessoas se apegam até mesmo ao sofrimento e aos problemas, principalmente quando não conseguem encontrar uma solução ou alternativa.

Logo, o primeiro passo para ter uma nova profissão – e ganhar dinheiro trabalhando em casa – é superar os medos e as inseguranças que a impedem de agir.

2) Preste atenção à imagem pessoal

Quantas vezes você já ouviu falar que é bom causar uma primeira impressão?

Você sabe por que a imagem pessoal desempenha um papel vital nas relações pessoais e em sua profissão?

Acontece o tempo todo, mas muitas vezes não percebemos. Conhecemos uma pessoa, seja de forma presencial ou pela internet, e em poucos segundos já formamos uma ideia da pessoa à nossa frente.

A aparência, a roupa, a forma de se apresentar e o branding condicionam nossa percepção de quem que acabamos de conhecer. E, portanto, isso influencia o relacionamento que temos com as pessoas e pode influenciar até uma proposta de projeto que você venha receber.

Desse modo, quem deseja trabalhar online precisa de uma boa imagem para conseguir cada vez mais clientes.

Isso vale não apenas no Brasil! O branding faz parte da vida de empreendedores e profissionais em qualquer país desenvolvido.

Imagem pessoal não é beleza física

A imagem pessoal é uma ferramenta de comunicação. Por isso, é importante aproveitá-la ao máximo com os recursos que temos. É preciso transmitir uma imagem coerentes com seus valores.

Nesse sentido, não queremos dizer que a assistente virtual precisa ser “bonita”. Na verdade, estamos falando muito mais de harmonia e coerência.

Logo, o branding não tem nada a ver com os genes e a beleza. Mas, sim, de como você constrói uma percepção das pessoas a respeito do que você é e do que você faz.

Trabalhar a auto estima ajuda a ser mais confiante na forma de agir. Então procure sempre se arrumar. Não precisa de luxo, de forma simples mesmo, do jeito que te faça se sentir bem, que você olhe no espelho e se sinta confiante.

Coloque uma roupa que você goste e que seja confortável, faça uma maquiagem básica. Parece algo bobo e fútil, mas isso te ajuda a ter uma postura mais confiante de si mesma. Você não estará fazendo isso para agradar aos outros, mas sim para se sentir bem consigo mesma.

Branding e profissionalismo

É claro que vestir-se adequadamente e se mostrar apresentável são formas de demonstrar profissionalismo.

Obviamente, você não tirar uma foto de pijama e colocar no seu perfil ou em seu portfólio apenas porque trabalha em home office, certo? Em que isso contribuirá para mostrar aos outros sua experiência?

Quando a imagem pessoal não está adequada, você passa uma impressão errada e isso pode atrapalhá-la a conseguir clientes e a fechar novos projetos em sua vida profissional, seja como assistente virtual ou em qualquer área.

Portanto, a imagem pessoal não é um conceito puramente estético. Ela abrange principalmente suas competências e seu profissionalismo.

Mapa da Liberdade

Assista a minha Super AULA GRATUITA em que eu mostro o caminho para TRABALHAR ONLINE e ter Mais Liberdade e Qualidade de Vida
DISPONÍVEL POR TEMPO LIMITADO

3) Conquiste credibilidade para ter mais clientes

Mulher com blusa vermelha

Vagas assistente virtual home office valem a pena?

Para conseguir clientes como assistente virtual, a melhor alternativa é a prospecção ativa.

Ou seja, você não deve depender de pesquisas em sites com cadastro de projetos ou vagas para assistente virtual home office. Mas, sim, deve fechar contratos de forma autônoma.

Na prospecção ativa, é você quem define com quem deseja trabalhar. Você procurará um certo número de pessoas ou empresas que considera relevantes para o seu perfil, de acordo com nicho que deseja trabalhar, para fazer propostas.

Dessa forma, você tem mais liberdade e controle sobre seu trabalho. E, o que é melhor, você estipula suas próprias regras, inclusive quanto aos horários de trabalho, que possuem a grande vantagem de serem bem flexíveis para quem trabalha em home office.

Além disso, é você quem estabelece os preços dos serviços como assistente virtual. E, também, os dias em que estará disponível durante a semana.

Fidelize os clientes

Conquistar o interesse de um cliente demanda um pouco de trabalho e dedicação. E, por isso mesmo, é preciso manter um bom relacionamento ao longo do tempo para fideliza-lo.

Isso se aplica não apenas para a assistente virtual que trabalha em home office pela web. Vale para qualquer pessoa que lida com as etapas de prospecção e retenção de clientes de forma contínua.

Para isso, é necessário levar em consideração vários aspectos. Por exemplo, sua comunicação e abordagem, de forma a se mostrar próxima para atender às demandas do trabalho.

Além disso, você precisa sempre entregar o melhor trabalho possível, para que o cliente fique satisfeito e volte a adquirir serviços de você. Mantenha uma comunicação clara com as empresas.

É importante também dar feedbacks sobre o andamento das tarefas para as pessoas com quem está trabalhando. Desse modo, você demonstra que está comprometida com os trabalhos.

E, além de entregar um trabalho de qualidade, com atenção às informações passadas pelos contratantes, é indispensável que você cumpra os prazos. Caso contrário, você perderá oportunidades de reter aquele cliente ao atuar como assistente virtual em home office no Brasil ou em qualquer lugar do mundo.

Torne-se conhecida

Outro passo para se tornar uma assistente virtual de credibilidade é criar uma estratégia para se tornar conhecida.

Existem muitas maneiras de conseguir isso. Uma delas é criar, por exemplo, um portfólio para que as empresas possam analisar suas competências. Dessa forma, você demonstra seu conhecimento a respeito do trabalho que executa.

Além disso, você pode divulgar seu trabalho como assistente virtual nas redes sociais, como o Instagram, por exemplo, ao criar um perfil profissional.

4) Tenha um espaço de trabalho organizado

Computador e caderno

Não misture trabalho e vida privada

Essa regra é uma das principais se você deseja ser uma assistente virtual organizada e produtiva em home office.

Trabalhar em casa traz o risco de misturar os momentos de produtividade com os momentos privados ou de distração.

Se você não ficar atenta, pode acabar considerando cada espaço da casa seu escritório ou sua empresa.

Com isso, você pode se sobrecarregar e até sacrificar seu precioso tempo de descanso. Da mesma forma, o oposto é verdadeiro. Ou seja, você pode acabar procrastinando se misturar suas rotinas de casa com as do trabalho.

Enfim, cada tarefa pode ser acumular, de modo que você não consiga entregar seus serviços e exercer suas funções de forma eficiente e com qualidade.

Portanto, é necessário delimitar uma divisão e um espaço preciso onde você vai realizar suas atividades como assistente virtual.

Para isso, ter seu próprio escritório em casa, nem que seja uma mesa em um local mais isolado, já é suficiente.

Você não precisa de grandes estruturas para ter as ferramentas certas para executar suas tarefas e conseguir sucesso. Apenas um telefone celular e um computador são suficientes. Comece com o que você já tem e vá aprimorando aos poucos.

Trabalhe em um lugar limpo e arrumado

Mesmo que você seja a única da casa a ocupar a sala ou seu escritório, é preciso que ele esteja sempre limpo e arrumado.

É melhor não seguir o lema “encontro-me na minha desordem”. Em outras palavras, você precisa limpar e colocar as coisas no lugar antes de começar a trabalhar.

Nas atividades de assistente virtual, isso vai manter sua mente mais relaxada e tranquila. E, portanto, você estará mais propícia a desempenhar suas tarefas e entregar seus serviços para empresas neste trabalho feito pela internet.

5) Faça um treinamento para ter as habilidades necessárias de assistente virtual

Estudante escrevendo

Você deve estar querendo saber mais sobre como se tornar assistente virtual, certo? Como em qualquer outra setor, é necessário que você desenvolva suas capacidades e faça um treinamento para adquirir os conhecimentos necessários.

Fazer um curso é essencial para que você adquira as habilidades necessárias para trabalhar como assistente virtual e se destacar dos concorrentes.

Ao fazer um curso, você vai aprender diversas habilidades para lidar com qualquer empresa.

Essas habilidades envolvem, por exemplo:

  • Gerenciamento de redes sociais;
  • Atendimento ao cliente;
  • Pesquisas de satisfação;
  • Coleta de dados ou busca de informações;
  • Pesquisa e orçamento com fornecedores;
  • Estudos de caso para empresas;
  • Suporte por Whatsapp;
  • Gerenciamento de e mails;
  • Entre outras.

O curso de assistente virtual é bem abrangente e não se trata apenas de secretariado. Ao ter uma ideia ampla sobre as possíveis áreas, você pode escolher aquela com a qual tem mais afinidade e no que quer se especializar.

Conclusão

Como assistente virtual, você poderá trabalhar de forma dinâmica e entender as diferentes necessidades dos clientes.

Além disso, você terá acesso a dados e ferramentas úteis para desempenhar suas tarefas com máxima produtividade. E, consequentemente, você terá bons ganhos financeiros.

É importante estar em constante aprendizado, já que o conhecimento é algo que gera valor para qualquer área no mercado de trabalho, não apenas no Brasil, mas em qualquer parte do planeta.

Por fim, como assistente virtual, não basta apenas ter uma conexão com sites da internet. Você precisa se manter sempre atualizada.

Essa é uma das profissões que tem se valorizado bastante no mercado e a tendência é de crescimento constante e ascensão .

Agora você já tem dicas valiosas sobre a profissão assistente virtual!

Para se inteirar melhor sobre o tema, assista agora a minha Aula GRATUITA Mapa da Liberdade, disponível por tempo limitado, sobre a profissão de Assistente Virtual.

Perguntas frequentes sobre como ser uma assistente virtual

Qualquer pessoa pode trabalhar nesse ramo, desde que tenha algum tempo disponível e que tenha o conhecimento necessário para executar as atividades.

O quanto você vai ganhar depende da sua disponibilidade de prospecção de clientes e de quantos clientes possui.

Muitas assistentes virtuais ganham de R$ 4 mil a R$ 8 mil por mês, o que é uma remuneração bem maior que diversos empregos oferecidos em CLT. São dados reais, que tenho com base em todos estes anos trabalhando online.

Para ser assistente virtual você precisa ter ou saber desenvolver uma boa comunicação com os clientes, além de ser proativa e multitarefa, gostar de aprender, e se dedicar.

Mapa da Liberdade

Assista a minha Super AULA GRATUITA em que eu mostro o caminho para TRABALHAR ONLINE e ter Mais Liberdade e Qualidade de Vida
DISPONÍVEL POR TEMPO LIMITADO

Super Aula GRATUITA Mapa da Liberdade

Meu nome é Karla Moura, estou no mundo online desde 2014, e já ensinei mais de 1600 mulheres a viverem dessa forma também.

Eu cansei de ver tantas mulheres frustradas por não acharem o caminho pra viver da internet.

Hoje eu sei o que REALMENTE funciona pra viver do digital! Uma forma REAL e SEGURA, diferente de tudo que você já viu por aí.

Pra te revelar como funciona e como você pode começar hoje mesmo, eu gravei uma aula completa que estou disponibilizando GRATUITAMENTE!

Nela eu te mostro o Mapa da Liberdade, que é o caminho para qualquer pessoa conseguir conquistar conforto financeiro e liberdade de horários através da INTERNET!

Nela você vai aprender o meu Método Mapa da Liberdade, que te mostra o caminho para conquistar sua liberdade através de uma Profissão Digital.

Clique no botão abaixo e assista agora a Aula GRATUITA!

Karla Moura

Karla Moura

EMPREENDEDORA
Descobri que a Internet está cheia de oportunidades para quem queria fugir do comum e ter uma vida mais plena, feliz e com liberdade financeira e geográfica. Hoje o meu objetivo de vida é fazer pessoas comuns alcançarem um trabalho online que as proporcionem liberdade e realização.

Posts relacionados