Jornada Assistente Virtual: o passo a passo para iniciar agora mesmo

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Já não é mais segredo para ninguém que a prática do home office veio para ficar. Por conta disso, novas profissões ganham destaque, como é o caso da profissão assistente virtual (AV). No entanto, se tornar uma profissional que trabalha online não é tão simples e, por isso, quero te mostrar hoje a jornada assistente virtual.

Ou seja, quero lhe mostrar o que é essencial para que você se torne uma AV. Em suma, esses passos vão desde o conhecimento sobre a profissão até o momento em que está na hora de começar a trabalhar.

Quer entender o que é assistente virtual, o que faz e quais são os 6 passos fundamentais para iniciar na carreira? Se sim, fique comigo e descubra o melhor caminho a percorrer e, no final, confira uma dica extra que preparei.

Índice

O que faz uma assistente virtual?

A assistente virtual (AV) é uma profissional que atua em diversas frentes prestando serviços para empresas e particulares de modo online.

Dessa forma, ela atua em multitarefas que podem incluir serviços de:

  • Suporte ao consumidor;

  • Secretariado;

  • Gestão de tarefas;

  • Gestão de mídias sociais;

  • Serviços administrativos;

  • Controle de fluxo de caixa;

  • Produção de conteúdo;

  • Serviço de informações;

  • Edição e legendagem de vídeos;

  • Escrita ou atualizações de documentos;

  • Preenchimento de planilhas;

  • Entre outras funções.

Mulher ruiva sentada no chão de uma sala de estar segurando um notebook.

A jornada do assistente virtual: 6 passos fundamentais

Ser AV é ser empreendedora autônoma e atuar na prestação de serviços pela internet. Assim sendo, você pode trabalhar de qualquer lugar do mundo com mais liberdade e flexibilidade de horário.

Mas, até chegar aos resultados esperados, alguns passos são essenciais. Dessa maneira, confira, em seguida, qual é a jornada do assistente virtual para se tornar chefe de si.

1- Ter consciência da profissão

Acredito que, se você chegou até aqui, quer aprender a trabalhar de qualquer lugar, sendo livre para escolher as oportunidades de vida e explorar o mundo.

Ademais, se você tem desejo de mudar de vida, sabe o que faz uma AV e quer embarcar nessa jornada, basicamente, o primeiro passo já está dado.

Ou seja, você já tem a consciência do que fazer nessa profissão.

2- Perca o medo de começar

Sabe aquele pontapé inicial? Depois que tomar consciência, você precisa perder o medo de começar.

Com o mercado crescendo cada vez mais e as empresas investindo em profissionais autônomos para realizar serviços diversos (como os que citei antes), está na hora de iniciar a sua jornada.

Para perder o medo, você pode investir em muita pesquisa e conversar com outras pessoas sobre a nova carreira. Quanto mais você falar sobre o assunto, mais estará preparada para entender quais serão suas atribuições como AV.

Em outras palavras, tenha coragem para mudar de vida!

Mulher com dreadloks sentada em uma mesa olhando para um notebook.

3- Assuma o compromisso

No momento em que criar coragem para começar a trabalhar como assistente virtual de casa, você precisa assumir um compromisso sério consigo mesma.

Nesse sentido, vale a pena fazer um plano completo com suas metas e objetivos para que tenha o resultado esperado.

Para este plano, responda a perguntas como:

  • Qual a carga horária que pretendo fazer?

  • Quanto espero ganhar todos os meses?

  • Quantos clientes quero atender?

  • Em quais áreas quero me especializar?

  • Onde espero chegar daqui um, dois, três anos?

  • Como vou fazer para alcançar esse objetivo?

Enfim, além destas, você pode procurar por outras perguntas que considera essenciais para colocar seu plano em prática.

4- Adquira mais conhecimento

Como mostrei antes, uma AV pode atuar em diferentes áreas. Porém, no começo, nem sempre você estará pronta para assumir todas as funções. Aliás, dado o número de tarefas que essa profissional pode realizar, recomendo que você escolha apenas algumas para se especializar.

E, para fazer isso, você pode investir em uma rotina de estudos que lhe ajude a saber o que há de novo e, ainda, manter o que já sabe fresco na memória.

Mulher sentada em uma cadeira de rodas e segurando uma caneta enquanto olha para um notebook sobre uma mesa.

5- Coloque a mão na massa

Lembra quando falei sobre o medo de começar?

Em suma, para que sua jornada seja completa, além de perder o medo, você precisa colocar a mão na massa. Ou seja, captar seus primeiros clientes e implementar o que já sabe sobre os serviços.

Ninguém aprende somente estudando, afinal, a prática é que nos leva a perfeição.

Mas, como captar os primeiros clientes?

Para isso, você pode iniciar oferecendo seu serviço para conhecidos, investir em networking pelas redes sociais, procurar por sites com serviços de freelancer, etc.

E lembre-se, a parte boa é que você pode fazer todo o trabalho de casa, sem precisar se deslocar para nenhum lugar.

6- Escolha um mentor para ajudar

Contar com o apoio de um especialista, que já trilhou o caminho que você deseja percorrer, é essencial na sua jornada. Afinal, esse profissional aprendeu como trabalhar com mais liberdade, fazendo o que realmente quer e aproveitando essa oportunidade.

Ademais, este mentor, pode lhe dar uma direção, ensinando os passos iniciais e como focar no que importa: a sua felicidade e realização dentro da profissão.

Mesa vista de cima ocupada com notebook, caderno e artigos de escritório.

Dica extra: Mapa da Liberdade

Lembra que, lá no começo, eu disse que tinha uma dica extra para lhe dar? Pois então, aqui está:

Pensando em toda a jornada de como se tornar assistente virtual e nos desafios que você vai encontrar, eu, Karla Moura, quero lhe ajudar a deixar o caminho mais fácil.

Inspirada na minha caminhada, que começou em 2014, quando enxerguei uma nova oportunidade, criei uma aula completa que estou disponibilizando GRATUITAMENTE! 

Nela eu te mostro o Mapa da Liberdade, que é o caminho para qualquer pessoa conseguir conquistar conforto financeiro e liberdade de horários através da INTERNET!

Nela você vai aprender o meu Método Mapa da Liberdade, que te mostra o caminho para conquistar sua liberdade através de uma Profissão Digital.

Por isso, se você chegou até aqui, lhe convido a assistir essa aula GRATUITA imperdível, é de graça! Para assistir clique no botão abaixo:

Conclusão: a jornada do assistente virtual

Para se tornar uma profissional, você precisa considerar os passos fundamentais desta jornada.

Relembrando, comece por entender o que uma AV faz e tenha coragem para dar o primeiro passo. Em seguida, monte um plano para mudar de vida e invista em conhecimento. Por fim, aposte na prática e no apoio de um mentor para lhe dar o mapa do seu caminho.

Mulher falando ao telefone enquanto observa um tablet a sua frente.

Perguntas frequentes sobre a jornada de uma AV

Para se tornar uma AV, você precisa saber o que essa profissional faz, ter força de vontade e conseguir se comunicar com diferentes pessoas.

A AV é uma profissional multitarefas, por isso, é importante que você tenha algumas habilidades como:

  • Capacidade de cumprir prazos;

  • Uso de ferramentas como Excel, Word, E-mail, etc.;

  • Resolução de problemas;

  • Comunicação com diferentes públicos;

  • Curiosidade para aprender;

  • Organização;

  • Disposição;

  • Atenção;

  • Entre outras.

O valor que cada AV ganha depende do tempo de serviço, conhecimentos e carga horária. Por exemplo, se você tiver 4 contratos mensais no valor de R$1.000,00 cada, no final de cada mês, terá R$4.000,00.

Mapa da Liberdade

Assista a minha Super AULA GRATUITA em que eu mostro o caminho para TRABALHAR ONLINE e ter Mais Liberdade e Qualidade de Vida
DISPONÍVEL POR TEMPO LIMITADO

Super Aula GRATUITA Mapa da Liberdade

Meu nome é Karla Moura, estou no mundo online desde 2014, e já ensinei mais de 1600 mulheres a viverem dessa forma também.

Eu cansei de ver tantas mulheres frustradas por não acharem o caminho pra viver da internet.

Hoje eu sei o que REALMENTE funciona pra viver do digital! Uma forma REAL e SEGURA, diferente de tudo que você já viu por aí.

Pra te revelar como funciona e como você pode começar hoje mesmo, eu gravei uma aula completa que estou disponibilizando GRATUITAMENTE!

Nela eu te mostro o Mapa da Liberdade, que é o caminho para qualquer pessoa conseguir conquistar conforto financeiro e liberdade de horários através da INTERNET!

Nela você vai aprender o meu Método Mapa da Liberdade, que te mostra o caminho para conquistar sua liberdade através de uma Profissão Digital.

Clique no botão abaixo e assista agora a Aula GRATUITA!

Karla Moura

Karla Moura

EMPREENDEDORA
Descobri que a Internet está cheia de oportunidades para quem queria fugir do comum e ter uma vida mais plena, feliz e com liberdade financeira e geográfica. Hoje o meu objetivo de vida é fazer pessoas comuns alcançarem um trabalho online que as proporcionem liberdade e realização.

Posts relacionados