Plataformas para trabalhar como Assistente Virtual

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Ser assistente virtual é uma excelente alternativa para quem deseja trabalhar em home office e ter liberdade de fazer seus próprios horários. Por isso, vamos falar neste artigo sobre plataformas para trabalhar como assistente virtual (AV).

Muitas pessoas que estão nessa profissão estão bastante satisfeitas com este trabalho e com o estilo de vida que ele proporciona.

Elas atuam com dedicação, compromisso e conseguem obter retornos financeiros até maiores que os de um trabalho CLT.

O trabalho remoto é uma realidade no Brasil. Para exercer a profissão, é importante definir os serviços que você deseja ofertar e com quais se identifica.

Alguns fatores vão diferenciá-la neste trabalho remoto para que você consiga clientes. Eles são, principalmente, busca por profissionalismo, dispor de ferramentas adequadas e ter presença online.

Índice

Como se tornar assistente virtual

Mulher tomando café

Entender os serviços

Para saber como se tornar assistente virtual, antes de tudo, é importante que você entenda que serviços pode oferecer para empresas e profissionais, com base em suas habilidades, em sua experiência e em relação ao que é exigido no mercado.

O ponto de encontro entre o que você pode oferecer e o que o mercado procura é o que vai fazer com que consiga clientes, seja por indicação, no boca a boca ou em alguma plataforma como as de redes sociais.

Estudar o mercado

É importante levar em conta que você precisará estudar o mercado. Dessa forma, poderá definir seu nicho e saberá para quem você pretende oferecer seus serviços.

Fazer um treinamento

Fazer um curso ou treinamento a ajudará a adquirir habilidades, aprender como executar tarefas e ter metodologias que, sozinha, seria inviável e levaria mais tempo para aprender e aplicar.

O cliente já espera que você saiba realizar o trabalho remoto. De nada adianta você procurar vagas em alguma plataforma ou outras oportunidades se não estiver preparada.

Portanto, acesse nosso site para conhecer melhor o curso que recomendamos, para que você saiba não apenas como prospectar clientes da forma correta, mas também todo o conhecimento necessário para trabalhar nessa área.

2 formas de conseguir trabalho na área de assistente virtual

Mulher olhando pra tela

1 – Prospecção ativa de possíveis clientes

Como uma AV encontra clientes?

Antes de responder a essa pergunta, é importante que você saiba quem é o seu cliente ideal para trabalhar em home office.

Trata-se daquele que quer exatamente o serviço que você oferece. E ele está está disposto a pagar o que você pede.

Nesse sentido, a melhor e mais rentável forma de conseguir trabalhos é por meio da prospecção ativa. Dessa maneira, você não depende apenas da disponibilidade de vagas.

E, antes, você precisa entender que tipo de negócio seu cliente ideal faz. Quais são os principais interesses?

Qual é a solução que você tem para o que a empresa precisa? E, por fim, onde você pode interceptá-lo em home office?

Vamos ver a seguir algumas formas de fazer prospecção ativa de modo profissional.

Boca a boca

É cada vez mais frequente a delegação do trabalho remoto de AV por parte de empresas e profissionais.

Porém, no início você ainda não será conhecida no mercado e não necessariamente precisa estar em alguma plataforma para começar. O boca a boca pode desempenhar um papel importante para que você consiga trabalhos.

Você pode se comunicar pessoalmente, por celular ou mesmo por e mail, para informar amigos, familiares, conhecidos ou ex-colegas de trabalho sobre sua nova profissão.

Isso vai ajudá-la a conseguir seu primeiro serviço como AV, de forma que você já adquira alguma experiência para prospectar os próximos.

Ter um site

Para uma AV, a presença online é essencial se você deseja trabalhar em home office. Você pode criar um site com seu portfólio, mesmo que você seja ainda iniciante neste trabalho remoto.

Desse modo, terá mais credibilidade quando você for abordar um possível contratante para um oportunidade de trabalho AV e apresentar seu site.

O site precisa ter como conteúdo, por exemplo, a página “Sobre mim”. Essa é um das páginas mais consultadas e é bom que seja um cartão de visita.

A empresa, que ainda não a conhece, vai querer saber algo mais sobre você, além das habilidades que estão em seu portfólio. Ou seja, algo que diga quem você é.

E, também, a página principal deve ter a lista de serviços e a descrição do trabalho remoto em home office, explicando porque eles são a solução ideal para quem os busca.

E não se esqueça de deixar seus dados de contato no portfólio, como email e telefone. Caso você não saiba como fazer um site, é possível fazer de forma simples e rápida, sem conhecimentos avançados. Este é um dos assuntos que ensino no curso Formação Assistente Virtual.

Redes sociais

Na prática, as mídias sociais são uma arma muito poderosa para encontrar projetos e oportunidades de trabalho home office, desde que sejam utilizadas profissionalmente.

Você poderá procurar perfis de empreendedores e outros profissionais que você sabe que podem delegar o desenvolvimento de tarefas e atividades que você realiza.

Muitos deles sempre procuram assistentes para terceirização de algum serviço, o que traz o potencial de muitas oportunidades de sucesso.

Ao entrar em contato, e tendo já o seu portfólio virtual, você poderá ter boas chances de fechar um contrato com diferentes tipos de empreendimento.

Dessa forma, você mesma é quem escolhe o tipo de trabalho remoto que quer exercer, para quem deseja trabalhar, de acordo com suas afinidades profissionais para o trabalho em questão e com o potencial que você encontra para fechar um contrato.

Isso pode ser feito, por exemplo, no Instagram. Além disso, você pode criar seu próprio perfil de negócios nessa plataforma, com postagens de conteúdo educativo e com a intenção também de gerar engajamento, de modo a demonstrar seu conhecimento na área e suas habilidades de comunicação.

Outra rede social interessante de conteúdo para prospectar trabalho de AV de diversos níveis é o LinkedIn. Lá você pode divulgar conteúdo relacionado ao seu trabalho remoto e há muitas empresas que contratam assistente virtual.

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2 – Busca por projetos abertos enviando propostas

Mulher digitando

Procurar projetos e oportunidades para enviar propostas é uma forma de complementar a renda como AV.

Para isso, você precisará fazer o cadastro em plataformas e sites que conectam freelancers e clientes, como o Workana, o 99Freelas, o GetNinjas ou o Remotar Jobs.

Todas elas têm um modo de trabalho remoto e funcionamento bem parecidos.

Como funcionam as plataformas para serviços remotos

Depois de se cadastrar em alguma plataforma, ou em mais de uma se preferir, você pode fazer uma pesquisa nesses sites. Se você se interessar por um projeto publicado ou mais de um projeto, entre as propostas de trabalhos, poderá se candidatar.

Na prática, procurar vagas freelancers funciona da seguinte forma. Diversos clientes publicam todos os dias oportunidades de trabalhos nas mais diferentes áreas, inclusive para AV.

Se você considerar alguma interessante, pode fazer uma proposta. Ou seja, você vai informar seu nível de habilidades, quanto cobrará pelo serviço e o prazo de entrega do trabalho remoto.

Vale lembrar que você não pode fazer propostas de assistente virtual vagas sem nexo. É preciso especificar o trabalho que vai desempenhar de acordo com o que é demandado, e utilizar recursos de venda que te diferenciem dos outros freelancers que também farão propostas.

Depois, você espera para saber o retorno sobre a vaga naquele projeto. Em outras palavras, se o contratante escolheu você ou preencheu a vaga com outro freelancer.

Para que você consiga trabalhos em sites para freelancers, você precisa preencher de forma completa seu perfil com suas habilidades.

Além disso, é bom que você divulgue algum trabalho anterior que tenha feito para demonstrar seu conhecimento.

Na proposta que você envia ao cliente, você deve especificar como realizará o trabalho e definir os prazos de entrega.

Além disso, é interessante ter uma boa comunicação para conseguir avaliações positivas dos clientes, de forma a servir como prova social para conseguir outros projetos freelancers e novas oportunidades.

Qual a diferença em relação à prospecção ativa?

É diferente de fazer uma busca e prospecção ativa em outros canais, quando você pode estabelecer um contrato como autônoma e estipular certas regras relacionadas à sua carreira.

Em uma plataforma ou em sites para freelancers, você precisa seguir as políticas da própria plataforma para o desenvolvimento dos trabalhos.

Por exemplo, no Workana você não pode enviar dados de contato externo, como email ou telefone, pois correrá o risco de sofrer violações e pode até mesmo ter a conta suspensa.

Mas, no início, se você estiver com dificuldades para conseguir boas oportunidades de trabalhos e clientes, pode começar dessa forma, buscando nesses sites.

À medida que seu número de clientes aumenta, você pode partir para outras estratégias de prospecção ativa.

E nada impede que você concilie e complemente essas duas maneiras no desenvolvimento do seus trabalho. Ou seja, em sites freelancers e de forma autônoma.

Desvantagens

Uma desvantagem de fazer a busca por projetos em uma plataforma para freelancers, para quem está começando, é que os iniciantes costumam cobrar valores muito baixos, devido à concorrência nesses sites.

Com o tempo, e com o desenvolvimento de suas capacidades, você pode aumentar os valores ao adquirir mais experiência com os trabalhos que executar em casa nesses sites.

No entanto, outra desvantagem das plataformas para serviços remotos para freelancers é que exercer o trabalho nesses portais acarreta uma pequena cobrança percentual sobre o quanto você ganha.

Ao prospectar clientes em outros locais, além de uma plataforma de sites freelancers, você não precisa pagar taxas pelo trabalho entregue. Com isso, suas oportunidades de ganhos poderão ser maiores.

Agora que você já sabe como funcionam essas plataformas e a prospecção ativa, assista à nossa Super Aula GRATUITA para saber o caminho para começar a trabalhar nesta profissão!

Conclusão

Vimos neste artigo como se dá a prospecção de clientes nesta profissão que está em alta e que oferece muitas oportunidades.

Para finalizar, vale destacar que um dos erros mais comuns que as pessoas cometem no Brasil é confundir o desenvolvimento dos trabalhos da área de AV e secretária.

Embora aparentemente possam parecer a mesma coisa, na realidade são duas figuras profissionais muito distintas.

Antes de tudo, este trabalho remoto não exige forma presencial em empresas, que é o que ocorre com a maioria das secretárias que realizam o trabalho tendo o vínculo com uma empresa.

Portanto, a profissional AV tem muito mais opções para conseguir diversos projetos e contratos e exercê-los ao mesmo tempo.

É possível que essa profissional venha a desempenhar trabalhos na área de secretariado, se preferir, mas o trabalho remoto nessa carreira não se limita a essa categoria.

Mulher sentada no chão

Resposta a perguntas frequentes

Essa profissão está relacionada a um trabalho específico, com muitas oportunidades e que pode assumir diferentes facetas, dependendo do empreendimento com a qual você colabora em casa.

Em geral, na assistencia virtual você pode desempenhar funções administrativas, como gerenciar acesso a e mail, organizar planilhas, fazer atendimento online, suporte e redigir documentos.

Por outro lado, não se trata apenas de trabalho com demanda de secretariado.

A AV também pode desempenhar atividades de marketing digital, gerenciamento de sites e gestão de redes sociais, por exemplo, como freelancer ou de forma autônoma. O Instagram é uma plataforma de conteúdo bastante recomendada, bem como o Linkedin.

Para exercer essa atividade de forma profissional em casa, existe a necessidade de desenvolver habilidades específicas.

Essas habilidades são diferentes daquelas desempenhadas por uma secretária de escritório que apenas atende telefone.

Trata-se de um trabalho dinâmico e também com grande demanda.

Em todo caso, as qualidades mais marcantes para que você consiga projetos e oportunidade de trabalho remoto são capacidade de organização e proatividade nas relações com o público e na forma de se comunicar com a pessoa responsável.

Além disso, é preciso levar em conta que o conhecimento de sites e dispositivos tecnológicos específicos também é essencial, tanto para prospectar clientes ativamente quanto para buscar trabalho em alguma plataforma freelancer na internet.

Outra informação muito importante diz respeito aos ganhos que a profissional AV pode obter ao conseguir trabalhos nas áreas em que atuar em casa pela internet.

Em qualquer trabalho a remuneração é um fator muito importante a considerar, certo?

Os valores que você recebe por projetos ou contratos como autônoma podem variar, por exemplo, dependendo do tempo que você tem disponível.

Se você fizer o trabalho remoto em tempo integral, terá mais oportunidades e ganhará mais do que alguém que realiza os trabalhos como AV em meio período ou apenas nos fins de semana.

Em geral, uma AV ganha entre R$ 4 mil a R$ 8 mil por mês.

É muito importante criar uma rede de contatos forte e duradoura ao trabalhar em home office. Isso vai facilitar bastante a sua vida.

Para isso, você deve fidelizar empresas e profissionais que já fecharam projetos ou contratos com você antes.

Assim, você terá mais oportunidades no presente e no futuro.

Vale lembrar que investir tempo em um treinamento fará uma grande diferença para que você esteja mais preparada, adquira experiência na área que escolher e seja mais bem remunerada, mesmo trabalhando em casa.

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Karla Moura

EMPREENDEDORA
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